Fala Generas! Para além do binarismo: discussões em Masculinidades


O machismo e o sexismo são problemas estruturais de nossa sociedade e nos afetam diariamente, independente do gênero, raça, classe e orientação sexual. A roda de discussão debaterá como o machismo e a masculinidade tóxica afetam em todas as fases de nossa vida, resultando em efeitos nas relações familiares, profissionais e sociais. Sabemos que somos parte do problema mas precisamos discutir as possibilidades para construirmos soluções possíveis. 
A primeira mesa, no dia 13 de abril, tem o tema “Para além do binarismo: discussões em masculinidades”.

Durante as mesas, que serão realizadas de forma virtual, teremos 2 convidades e um pessoa na moderação. A ideia é que cada convidade tenha em torno de 10 minutos de fala sobre sua experiência com o tema e, ao final, abriremos para perguntas e intervenções da pessoa moderadora e da plateia. 

A primeira mesa será composta por:

– Ricardo Sales


Ricardo Sales é consultor de diversidade. Pesquisa o tema desde sua graduação na Universidade de São Paulo, onde se formou e realizou mestrado.  Na Mais Diversidade, atua para clientes como Siemens, Ford, Heineken, Grupo Boticário, Sulamerica e outros. Faz parte da equipe que revolucionou a comunicação de cerveja no país, atendendo a marca Skol. É conselheiro do Comitê de Diversidade do Itaú. Foi eleito pela Out&Equal um dos brasileiros mais influentes no assunto diversidade nas organizações. Foi bolsista do Departamento de Estado do Governo dos EUA e da Human Rights Campaign, sendo reconhecido como uma liderança mundial no tema diversidade. É também palestrante, professor da Fundação Dom Cabral, colunista da revista Você SA e do Estadão, além de membro-fundador do grupo de estudos em diversidade e interculturalidade da ECA/USP.

– Thomas Hopfengartner


Thomas Hopfengartner é graduando no curso de Letras – Português e Alemão na Universidade Federal de Pelotas. É bolsista na Câmara de Extensão no Centro de Letras e Comunicação, dando aulas de alemão e trabalhando com divulgação científica através de mídias sociais. Atua como ativista em prol da pauta gênero e sexualidade. Participou de palestras sobre o tema na Universidade de Campinas, Universidade de Medicina de Marília,  escolas estaduais da cidade de Limeira e foi representante da causa trans na Câmara Municipal de Limeira.

– Douglas Ribeiro

Doutorando em Contabilidade e Controladoria pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Mestre em Ciências Contábeis e Financeiras pela Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC-SP). Graduação em Ciências Contábeis e em Administração de Empresas. Auditor independente, consultor, parecerista, pesquisador e professor na área contábil. Especialista em IFRS. Tem interesse nos seguintes temas de pesquisa: diversidade e inclusão em firmas de auditoria e IFRS. Pai de Lorenna e esposo de Ludmilla. Maratonista aquático amador, concluiu a 50a. Maratona Aquática 14 Bis após nadar 24km em 7 horas e 17 minutos.

A segunda mesa, no dia 12 de maio, tem o tema “Para além do binarismo: dissidentes”.

A participação no evento, para o público em geral, será feita através de prévia inscrição pelo link e totalmente gratuita.